Tutorial: dando uma geral no PC



geralPC300

Qualquer um que tem um conhecimento básico de informatica sabe que com o passar do tempo o Windows junta muito lixo, sendo infectado por vírus, criando entradas inválidas no registro, entre outras falhas. Isto diminui o desempenho do PC tornado-o lento e, muitas vezes, inutilizável.

Neste tutorial darei algumas dicas de como solucionar estes erros devolvendo o alto desempenho para seu computador, seja ele novo ou antigo. Os passos descritos aqui servem para Windows  XP, Vista e 7.

Iremos utilizar 3 programinhas: ComboFix, CCleaner e V9 PC Doctor.

ComboFix é um anti-malware não instalável que removerá todas as possíveis pragas do seu Windows. CCleaner é um utilitário que traz várias opções que ajudam a otimizar o computador. V9 PC Doctor é um antivírus com firewall grátis.

1º passo – ComboFix

Baixe o ComboFix por aqui. Este programa possui um prazo de validade, todo mês é atualizado e a versão antiga pára de funcionar. Assim sendo, recomendamos que baixe uma cópia nova para cada utilização (a não ser que sua cópia esteja dentro do prazo de validade). O software é grátis e possui apenas 4 MB.

Caso seu PC tenha um antivírus instalado, desative-o. Se for o AVG, terá que ser desinstalado, pois o ComboFix é incompatível.

Execute o ComboFix. De início, ele tentará criar um ponto de restauração no sistema. Se seu windows não estiver com a restauração ativada, ele pedirá pra instalar. Clique em NÃO.

Logo em seguida ele iniciará a execução das etapas. Daqui pra frente é tudo automático, poderá demorar um pouco e o computador eventualmente reiniciará. Não mexa até o software finalizar. Você saberá que chegou ao fim quando for exibido um arquivo de texto contendo o log do programa.

2º passo – CCleaner

Baixe o CCleaner por aqui (3,71MB) e instale. Vá em Limpeza, clique em Analisar, espere a conclusão e clique em Executar Limpeza.

Após a limpeza concluída, vá em Registro e clique em Procurar Erros, espere a procura terminar e clique em Corrigir erro(s) selecionado(s)aparecerá uma mensagem perguntando se você quer salvar uma cópia das alterações, clique em Não e depois em Corrigir erros selecionados.

Repita esta etapa até não encontrar nenhum erro.

Vá em Ferramentas >> Programas iniciados com o, aparecerá uma lista de todos os programas que são iniciados com o Windows. Quanto mais programas estiverem ativo nesta lista, mais o Windows demorará para iniciar. Por isso, recomendo desmarcar quase todos, deixando apenas o antivírus… Gosto também de deixar o programinha da placa de som.

 Para identificar o que é o quê nesta lista, basta verificar o endereço na coluna “Arquivo”.

3º passo – V9 PC Doctor

Antivírus é um assunto complicado, nenhum é 100% confiável, principalmente ser for grátis. Eu, particularmente, acho mais importante ter instalado um bom firewall do que um antivírus. Nesses tempos de internet considero inútil um antivírus sem firewall.

O V9 PC Doctor foi a solução gratuita mais satisfatória que encontrei, principalmente pelo fato de ser leve e funcionar bem em computadores menos potentes. Baixe aqui (16,5MB) e instale.

Abra o V9 e na aba PRINCIPAL clique em Examinar.

Aguarde o programa terminar a verificação e repare os Itens Perigosos.

Agora vá em ESCANEAR e clique em Escaneamento Integral.

O V9 vasculhará seu PC em busca de vírus, aguarde a verificação ser concluída. Caso seja encontrado algum, clique em Solucionar Imediatamente.

Lembre-se de sempre conferir a lista de ameaças encontradas, pois, às vezes, o antivírus pode identificar um programa normal como vírus. Por exemplo, na imagem abaixo podemos observar que o V9 identificou o ComboFix como vírus. Quando isso ocorre, devemos dizer ao V9 que o ComboFix não é vírus.  Para fazer isso, basta clicar em cima do item e depois em Con.

Aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja adicionar o ComboFix na lista de “Itens Confiáveis”, clique em Confirmar.

Repita este processo em todos os itens que você sabe que não é vírus.

Pronto, agora seu computador está otimizado e protegido.

Se você possui um computador potente e quer um antivírus mais confiável, recomendo o Kaspersky Internet Security.

Lista de links

  1. ComboFix
  2. CCleaner
  3. V9 PC Doctor



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/portalpg/public_html/wordpress/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044