Terminal Guadalupe – Discografia Definitiva



Terminal Guadalupe

A internet perdeu nas últimas semanas o maior site de download gratuito de música independente brasileira, o Trama Virtual. Com ele, se foi um acervo gigantesco de músicas que, em muitos casos, eram encontradas somente por lá. Isto acontecia, às vezes, pelo fato do download remunerado… Às vezes por preguiça da banda… Às vezes por outros fatores.

Uma das bandas que usavam apenas o Trama Virtual como repositório, por motivos que o grupo acabou, era a curitibana Terminal Guadalupe. Tendo isto em vista, decidi disponibilizar toda a discografia deles e mais algumas demos e bootlegs (tudo que estava no Trama) aqui no site, como uma fonte permanente de download, para que as músicas não se percam na internet.

Confira algumas informações sobre a banda e a discografia no final do post.

A BANDA

Terminal Guadalupe

“Baseado em fatos reais, Dary Júnior escreveu a crônica “Burocracia Romântica”: o encontro de um casal que passa horas ouvindo música, conversando e bebendo e, no limite da tensão sexual, não troca sequer um beijo. Fabiana Bubniak, sua colega na Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual na PUC-PR, achou que a crônica renderia um roteiro cinematográfico, e passou a trabalhar nele. Durante muitas noites, a dupla trocou e-mails com aquilo que se transformaria no roteiro definitivo do curta.

Outros colegas do curso na PUC, integrantes do coletivo de criação Onanistas, colaboraram com palpites e boa vontade e, em outubro de 2002, o curta foi filmado. 

Gravação

Enquanto o filme era produzido, Dary considerou que a história merecia trilha sonora própria e inédita. Como sua banda anterior (Lorena foi embora…) havia acabado, Dary pediu ajuda à Poléxia. Os garotos toparam e o projeto foi batizado de “Terminal Guadalupe”, uma referência à estação de transporte coletivo que atende aos moradores da região metropolitana de Curitiba. O lugar é decadente, ilustra bem onde começa e acaba o mito da cidade perfeita construído pela propaganda oficial.

Dary criava as composições e todos trabalhavam nos arranjos. As melodias seguiram o espírito “comédia romântica” do filme. O Terminal Guadalupe começou a ensaiar em dezembro de 2002 e entrou em estúdio no final de janeiro de 2003. O disco foi (quase) todo gravado no Estúdio Stamp, em Curitiba, sob os cuidados de Emanuel Moon e Virgílio Milléo. Quase, porque o guitarrista Rodrigo Lemos usou o teclado de Eduardo Cirino e gravou “Degraus” em casa, no próprio computador. Fábio Elias (guitarrista e vocalista da Relespública), Henrique Faria (percussionista), Malu Mazza (vocalista) e Mário Lasseck (acordeonista) foram os músicos convidados. As músicas foram mixadas e masterizadas no Estúdio Audiodigital por Daniel Pessanha, que tinha feito o mesmo serviço no único disco da lorena foi embora…, “Coragem de Fugir é Medo de Ficar!”. 

A formação com os integrantes da Poléxia só fez um show – em 15 de agosto de 2003, em Curitiba. A apresentação marcou a entrada do guitarrista Allan Yokohama na banda. Um mês depois, Samuel Pessatti (violoncelo) juntou-se ao grupo. Em outubro, depois de uma série de testes com baixistas e bateristas, Rubens K (baixo) e Fabiano Ferronato (bateria) foram efetivados no Terminal Guadalupe, vindos do Íris.

Em fevereiro de 2004, após participar das gravações para a coletânea ¿Girassóis Clonados¿, Samuel deixou a banda. O grupo segue como quarteto.”

-Texto e fotos retirados do antigo blog do Fã Clube Terminal Guadalupe.

Com a formação Dary, Allan, Rubens e Fabiano, a banda lançou os discos Vc Vai Perder o Chão (2005) e A Marcha dos Invisíveis (2007), seguido pelo ao vivo Como Despontar Para o Anonimato (2008). Iniciou a gravação do quarto disco de estúdio no inicio de 2009, quando devido a uma série de fatores a banda acabou pela primeira vez, deixando para os fãs o EP O Tempo Vai Me Perdoar, com quatro músicas que sobraram do que era pra ser o disco novo.

Se a banda era um quarteto e três saíram, não houve separação, mas abandono… (risos) O que tentei foi compreender a impaciência dos ex-integrantes. Aos fatos: estava sem tempo para me dedicar ao Terminal Guadalupe como antes, afinal, a vida real me obriga a pagar as contas e a cuidar do meu filho recém-nascido; além disso, a gravação com Roy Cicala e Apollo 9 ficou muito, muito aquém das nossas expectativas e das próprias canções. Desanimamos. Há, ainda, o desgaste natural da relação, o que ensejou mudanças.

-Dary Jr., em entrevista para o Scream & Yell.

Ainda em 2009, Dary Jr. retorna com os novos integrantes Cláudio Farinhaque (guitarra), Diogo Roesler (baixo), Phill (bateria) e Dartagnan Filho (teclados). Lançam os EPs ao vivo O Explorador de Telhados e Sala Especial – Ao Vivo no Loaded, ambos em 2010. Em novembro do mesmo ano, a banda realiza seu último show em Curitiba no festival PANELAÇO, homenageando Ivo Rodrigues, ex-vocalista da banda Blindagem, falecido no mesmo ano.

Terminal Guadalupe

DISCOGRAFIA COMPLETA Download-15

  1. Burocracia Romântica – Trilha Sonora Original (2003) [33,2 MB] Download-15
  2. Vc Vai Perder o Chão (2005) [29,2 MB] Download-15
  3. A Marcha dos Invisíveis (2007) [41,9 MB] Download-15
  4. Como Despontar Para o Anonimato (Ao Vivo – 2008) [57,8 MB] Download-15
  5. EP - O Tempo Vai Me Perdoar (2009) [29,1 MB] Download-15
  6. EP - O Explorador de Telhados (2010) [24 MB] Download-15
  7. EP - Sala Especial – Ao Vivo no Loaded (2010) [12,6 MB] Download-15
  1. Ensaio Acústico (2003) [19,7 MB] Download-15
  2. EP Delação Premiada (2005) [9,1 MB] Download-15
  3. Ao Vivo no Festival Acorde Curitiba (2006) [31,3 MB] Download-15
  4. Ao Vivo no Festival Laboratório Pop (2006) [3,3 MB] Download-15
  5. Dary e Allan ao vivo na GGG (2007) [31,3 MB] Download-15
  6. EP Acústico Mundo Livre FM (2008) [14,2 MB] Download-15
  7. Ao vivo no Programa PrasBandas (2008) [5,7 MB] Download-15
  8. Demos [30,2 MB] Download-15



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/portalpg/public_html/wordpress/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044