Grandes Posts do Blogger PGF – Como gelar cerveja em 3 minutos



Duff

Grandes Posts do Blogger PGF é uma coluna destinada a relembrar posts clássicos que fizeram sucesso e geraram burburinho no antigo Blogger PGF

E o primeiro deles só poderia ser o também primeiro post do blog que gerou uma certa euforia nos leitores:

COMO GELAR CERVEJA (OU REFRIGERANTE) EM 3 MINUTOS!

Imagine um domingo à tarde, você fazendo um churrascão com todos seus amigos, com aquele clima perfeito, todos se divertindo ao extremo… Quando DE REPENTE, a cerveja acaba!

Rapidamente é feita uma vaquinha pra comprar mais. Um indivíduo eleito pela maioria dos votos vai lá no Cidu’s Bebu’s Place, que ocasionalmente é o único butéco aberto, pra compra mais cerva. Chegando lá, se depara com a trágica notícia de que acabou a cerveja gelada!!!

E agora?
O que fazer?
Comprar cerveja quente?
Não comprar nada e acabar com o churras?
…Pois, eu digo o que fazer: compre a cerveja quente, um saquinho de sal e uma garrafa de álcool, porque agora você aprenderá como gelar cerveja (ou qualquer outra bebida) em 3 minutos!

A receita é muito simples e fácil de fazer, entretanto, lembre-se: você está mexendo com ÁLCOOL, TOME MUITO CUIDADO E JAMAIS FAÇA ESTA MISTURA PRÓXIMO A CHURRASQUEIRA OU QUALQUER OUTRA FONTE DE FOGO.

Mais alguns cuidados também devem ser tomados:

  • CUIDADO COM BRINCADEIRAS PERTO DO RECIPIENTE DE GELAMENTO COM FÓSFORO, ISQUEIROS…
  • MANTENHA AS CRIANÇAS LONGE DO RECIPIENTE.
  • SEMPRE DEIXE ALGUÉM DE OLHO, NA MISTURA, POIS QUALQUER PESSOA CURISOSA QUE QUEIRA COLOCAR A MÃO, OU A CABEÇA NO RECIPENTE PODE TER SEU MEMBRO CONGELADO PELA SUBSTÂNCIA.
  • NÃO RECOMENDADO FICAR POR MUITO TEMPO COM SUA MÃO NA MISTURA, PRODUTO ALTAMENTE CONGELANTE.

Vamos lá, a quantidade de material a utilizar depende muito do recipiente e da quantidade de cerveja a ser gelada.

Você pode fazer isso em um simples balde, em uma bacia grande, numa caixa da água, ou ate mesmo numa piscina.

Não existe uma quantidade especifica de materiais, mas basicamente você fará o seguinte.

Medida para um balde comum:

  • Coloque toda cerveja a ser gelada no recipiente.
  • Adicione um saco de gelo pequeno (aqueles industrializados).
  • Adicione 500g de sal de cozinha.
  • Adicione 500ml de álcool em liquido (pode ser de posto).
  • De uma leve misturada e aguarde os 3 minutos.

Caso em 3 minutos não esteja gelado, espere uns 5 ou 10 minutos. Veja que para realmente funcionar em 3 minutos depende da quantidade de álcool no total da mistura, ou seja, o percentual de álcool da mistura de água+sal e também da quantidade de cerveja a ser gelada.

-Se ainda não gelar extremamente gelado, isso quer dizer que a mistura não foi suficientemente adicionada com álcool. Para evitar problemas, coloque o Maximo de álcool possível, já que é material de baixo custo.

-Antes de gelar dezenas ou centenas de caixas de cerveja, faça testes com apenas algumas latas ou garrafas, para caso venha a congelar você não desperdiçar uma quantidade grande de líquidos.

-AO RETIRAR AS LATAS E/OU GARRAFAS, LIMPE-AS COM AGUA PARA RETIRAR O ALCOOL.

-AGORA FIQUE DE OLHO NA CERVEJA, POIS A CASOS QUE ACIMA DE 3 MINUTOS A CERVEJA SE CONGELOU (ISSO TAMBEM DEPENDE DA QUANTIDADE DE ÁLCOOL E DE CERVEJA A SER GELADA).

Como funciona: O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não. Fonte: Galileu.

*Publicado originalmente em 12 de maio de 2007 no Blogger PGF.




Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/portalpg/public_html/wordpress/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044