Power Guido na Formila 1 – GP do Japão
Fonte:
Globo Esporte
Sebastian Vettel teve um fim de semana perfeito em Suzuka. O alemão da RBR fez a pole, venceu de ponta a ponta e ainda anotou a melhor volta. Foi o chamado “Grand Chelem”, algo raro na Fórmula 1, mas o segundo da carreira do piloto na categoria – o primeiro foi no GP da Índia de 2011. De quebra, ainda viu seu rival direto
na luta pelo título, Fernando Alonso, abandonar na primeira volta. O espanhol da Ferrari se envolveu num incidente com Kimi Raikkonen (Lotus) na largada, teve um pneu furado, rodou e deixou a prova.
- Foi uma corrida fantástica. Quando você imagina como uma pode ser, é exatamente assim que deseja – celebrou.
Com a vitória (terceira na temporada), o vice-líder Vettel reduziu a diferença para Alonso
de 29 para quatro pontos. O espanhol ficou estacionado nos 194, enquanto o piloto da RBR alcançou os 190. O alemão admite que o resultado foi um passo importante na luta pelo tri, mas quis evitar em falar de disputa do título.
Ele lembra que as corridas têm sido imprevisíveis, fazendo o campeonato mudar a cada prova. Nas três últimas, três candidatos ao título sofreram
com abandonos. Em Monza, Vettel deixou a prova. Na corrida seguinte, em Cingapura, foi a vez de Lewis Hamilton cair fora quando rumava para a vitória. Neste domingo, chegou a hora de Alonso passar em branco.
- Em termos de campeonato, esta corrida foi um grande passo, e isso nos ajudou. Mas vemos como as coisas mudam rápido. Se você olhar as últimas provas, houve muitos altos e baixos.
Por isso, quero ser muito cuidadoso. Há um longo caminho à frente, e
muitas coisas podem acontecer. Não quero ficar falando do campeonato. Precisamos focar em cada corrida e tentar fazer o nosso melhor. Depois vemos se será o suficiente.
Felipe Massa deu um passo importante na busca para garantir um lugar na Ferrari na próxima temporada. Com uma bela exibição no GP do Japão deste domingo, partiu da décima posição do grid para receber a bandeirada em segundo, atrás do vencedor Sebastian Vettel, da RBR. Com o resultado, Massa encerrou um jejum de quase dois anos (35 corridas) sem subir ao pódio. A última vez havia sido no dia 24 de outubro de 2010, com o terceiro lugar no GP da Coreia
A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Coreia. Assim como a corrida de Suzuka, a prova em Yeongam também será na madrugada. A TV Globo transmite a 16ª etapa da temporada 2012 ao vivo a partir das 3h de domingo (horário de Brasília).