Cinema: Batismo de Sangue
O filme que venho hoje sugerir, é muito “a minha cara”, acredito eu. Como todos sabem, religião e história são minhas paixões, entretanto, apesar dessa união em seu enredo, o filme é essencialmente histórico, uma vez que mostra a situação do Brasil, do povo brasileiro que lutava pelas minorias e à favor da liberdade, durante os sombrios tempos da Ditadura.
DOI-CODI, DOPS, Tortura, Repressão… são (siglas e) palavras-chave que nos remete a esse período da História do Brasil, que compreende os anos entre 1964 a 1985. A Ditadrua no Brasil se inicia com o golpe militar, que derruba o então presidente João Goulart e termina com a eleição indireta do presidente Tancredo Neves, que nunca assumiu, de fato, a presidência.
O filme Batismo de Sangue retrata a perseguição sofrida por alguns Frades Católicos, da Ordem dos Pregadores (chamados Dominicanos), durante parte desse período da ditadura. A prisão, as torturas, a perseguição, o exílio e a morte de um deles, Frei Tito, importante figura social na história do Brasil. Nos é apresentado o lado “militante” desses homens, a luta pela liberdade de expressão, liberdade política e por uma justiça social que mesmo hoje, 27 anos após o fim da Ditura, ainda não foi alcançada.
Filme obviamente brasileiro, com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antônio e Cassio Gabus Mendes, no elenco.
Recomendo não por ter algo de religioso, já que essa parte não é o foco do filme, mas por retratar um trecho marcante da nossa história.
“Um povo que não conhece sua história, está fadado a repetí-la.” (Mao Tsé-Tung)
Sinopse Original: