Um Ouriço na Formula 1

A maior categoria do automobilismo, o Mundial de Fórmula 1 já ganhou também a presença nosso querido ouriço dos video games. Tudo se data a 1993, quando a Sega expandia o seu marketing. 1993 foi um ano essencialmente de Marketing da empresa. Foi a vez de se consolidar e quem sabe chegar um pouquinho perto do sucesso da sempre imbatível Nintendo. A escolha não poderia ter sido melhor: num dos anos de maior competição de Fórmula 1, a empresa inseriu de vez a imagem do ouriço, consolidando-o como o seu mascote oficial.
Essa história surge com o patrocínio da Sega à equipe Williams. A equipe Williams era a mais forte daquela época, em que os carros tinham menos recursos eletrônicos automatizados, preponderando o papel do piloto. Para se ter noção da superioridade da equipe Williams naquele ano, somente a McLaren chegou a encostar e mais por causa do seu piloto, ninguém mais, ninguém menos que o Ayrton Senna. Os outros patrocinadores da Williams naquele ano foram: Canon, Elf, Renault, Camel, Labatt’s e Bull.
A temporada de 1993 da Fórmula 1 foi vencida por Alain Prost, que corria com o novato Damon Hill, após a saída de Nigel Mansell em 1992. O brasileiro Ayrton Senna havia vencido o Grande Prêmio do Brasil, numa corrida histórica em que um temporal causou a primeira entrada do Safety Car na história da Fórmula 1 moderna (até então o carro de segurança não era usado desde a década de 70, em situação de acidente, se usava a bandeira vermelha). Neste mesmo ano, Senna ainda ganhou o GP da Europa, GP de Mônaco, GP do Japão e GP da Austrália. A temporada de 1993 foi a despedida de Alain Prost, representando o último título da grande era de campeões da Fórmula 1, com nomes consagrados entre os fãs do automobilismo, como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Allain Prost, Nigel Mansell, dentre outros.
WILLIAMS 1993
O carro da Williams era o tradicional carro azul e
amarelo. A Sega viu nisso a sua oportunidade de Marketing e começo uma campanha ostensiva. No carro da equipe Williams, vinha uma foto do pé do ouriço numa parte do carro em que sugeria que quem estava apertando os pedais era o próprio Sonic. As luvas do ouriço também estavam impressas no carro. Além disso, o macacão dos pilotos possuía o símbolo do Sonic impresso nele. No capacete dos pilotos, um grande destaque ao Sonic bem no centro, no lugar mais visível do mesmo. Sonic ainda aparecia na asa traseira, na sua lateral, no local em que é marcado o número do carro. E para a sorte da Sega, a
equipe venceu o campeonato daquele ano com o “professor” Alain Prost, que fazia sua despedida da Fórmula 1 naquele ano.
SEGA EUROPEAN GP
Contudo o grande destaque de 1993 foi o patrocínio da Sega ao Grande Prêmio da Europa de 1993, no circuito de Donington Park. Esta corrida foi inteiramente patrocinada pela Sega. Havia outdoors, banners e placas de Sega e do Sonic para todo lado no circuito. Essa corrida, curiosamente, guardou uma das grandes preciosidades da Fórmula 1: um espetacular desempenho de Ayrton Senna e Rubens Barrichello.
Ayrton Senna largou em quarto, mas foi espremido por Michael Schumacher, da Benetton, e
teve de recolher o carro, indo para o lado de dentro.
A manobra do alemão não impediu que Senna superasse a Benetton logo na primeira curva, mas fez com que ambos ficassem atrás da Sauber de Karl Wendlinger, que largara em quinto. O brasileiro parecia guiar em pista seca: fez a curva seguinte ao lado do austríaco e superou-o por fora, com facilidade, indo à caça de Damon Hill. Três curvas mais tarde, tirou a segunda posição do inglês, tendo somente Alain Prost no caminho. Por pouco tempo, no entanto: o francês patinou na entrada de uma reta em descida; Senna encostou na Williams. No grampo de baixa velocidade, colocou a McLaren por dentro. A primeira volta ainda não havia sido completada, mas o brasileiro já estava na liderança.
Outro piloto que teve uma ótima performance foi Rubens Barrichello. Em sua terceira corrida pela Fórmula 1, ele largou em 12°, terminou a primeira volta em quarto, e andou por muito tempo em 3° e 2°. Ele estava no terceiro lugar a quatro voltas do fim, mas uma falha no sistema de alimentação do seu Jordan impediu Barrichello de subir ao pódio.
A chuva ficou mudando de intensidade durante as 76 voltas da prova, mas ninguém foi ameaça para a McLaren de Senna naquele dia de abril. O tricampeão guiava com perfeição, enquanto os adversários se atrapalhavam nas trocas de pneus. Em uma de suas paradas nos boxes, Prost colocou pneus para pista seca, mas a chuva voltou justamente na volta seguinte. O francês terminou a corida em terceiro, uma volta atrás do vencedor. O
inglês Damon Hill foi o segundo, mais
de 1m22s atrás do brasileiro da McLaren.
CURIOSIDADE
Em uma entrevista realizada pro Frank Williams em 1993, o chefão da equipe Williams comenta que os patrocínios, especialmente da Sega e da Rothmans foram fundamentais para a equipe não se afundar em dívidas, nesta época, em que diz o chefão, que muitas equipes mal conseguiam pagar os gastos de deslocamento. Quem é fã de Fórmula 1 sabe o que isso significa, porque equipes garageiras, que não são ligadas a montadores, possuem mais dificuldade para se manter nas pistas, além de dependerem mais de patrocínios. Em geral, essas equipes são as que mais se dedicam à esportividade da Fórmula 1.
Texto adaptado do site Power Sonic