Cinema: E a Vida Continua



played

Eu gosto de filmes que tenham alguma relação com a vida real, como Biografias ou filmes baseados em lutas e movimentos que fizeram a diferença na história. Também tenho uma forte atração por filmes lançados antes da virada do século, especialmente dos anos 70, 80 e 90.

Assim, em uma agradável coincidência, encontrei por um acaso a sinopse de And The Band Played On – título em português: E a Vida Continua.

O filme tem como tema a descoberta do vírus da AIDS nos início dos anos 80, mostrando todo o preconceito da sociedade que, então, chamava a doença de “Câncer Gay”, uma vez que suas primeiras vítimas eram homossexuais. O filme mostra o caos que se instalara nos EUA após o crescente número de vítimas fatais da doença. A preocupação e o medo que, a princípio, assombrou grande parte da comunidade Gay e depois, a sociedade como um todo. Também apresenta toda a dedicação de médicos americanos e franceses na busca pela descoberta da origem, a causa e o tratamento desta nova doença, e como resultado, conclui-se que o vírus também era transmitido de outras formas que não pelo contato sexual.

O filme é realmente muito bom. Mais um filme de longa duração, mas que vale cada minuto. And The Band Played on, fez com que eu me colocasse no lugar daquelas pessoas, primeiras vítimas da AIDS, que não sabiam do que exatamente padeciam, não tinham tratamento e a única coisa a se fazer, depois de infectado, era esperar a morte através de uma doença oportunista e não havia saída. Fez-me pensar na luta pela sobrevivência e depois pela aceitação que aquelas pessoas tiveram que passar e mostrar que o soropositivo não é uma aberração com uma doença que se adquire pelo contato ou pela respiração. Todo o terror psicológico que um portador da AIDS sofreu e que muitos ainda sofrem, uma vez que o preconceito velado ainda faz parte da nossa vida.

O filme e o tema (AIDS), remete-nos a grandes nomes da humanidade que perderam suas vidas em decorrência desta doença, como Cazuza, Renato Russo, Freddie Mercury e tantos outros.

Curiosidade:

O título é uma referência à histórica banda de músicos da primeira classe do RMS Titanic que continuou tocando enquanto o navio afundava, assim, aludindo aos vários órgãos e comunidades que esqueceram de priorizar uma resposta rápida para a crise (na época da descoberta da doença).

Sinopse Original:

Nesta história real, com elementos ficcionais, Matthew Modine interpreta o médico Don Francis. Pesquisador incansável, ele foi um dos primeiros a desconfiar do caráter epidêmico da estranha doença, detectada inicialmente entre os homossexuais no final dos anos 70. O filme, sobretudo político, denuncia o descaso das autoridades governamentais diante de uma ameaça mortal. Ataca também o comportamento antiético do pesquisador americano Robert Gallo, que disputava com o francês Luc Montagnier a primazia na descoberta do retrovírus causador da AIDS. Emoção para valer, num trabalho elucidativo e da melhor qualidade. Nesta adaptação feita para a TV a cabo do best seller do jornalista Randy Shilts, o primeiro profissional a se preocupar exclusivamente com a questão da AIDS (que ele faleceu, vítima da doença, em fevereiro de 1993).

And The Band Played On

Ano: 1993
Duração: 2h21min
Idioma: Inglês
Legenda: Português
Resolução: 544 x 304
Tamanho: 700 MB
Áudio: MP3 48Hz VBR 2 canais
Vídeo: 562 kbps Divx-5 23.976 FPS

Download




Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/portalpg/public_html/wordpress/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044